Desenho, sintaxe, morfologia, padrões: um ensaio visual


As forças presentes na natureza se manifestam através de estruturas. As estruturas possuem forma. Morfologia, estudo das formas. Sintaxe, regras que definem a estrutura.

Uma gramática é basicamente constituída de um alfabeto finito e um conjunto de regras atuantes sobre esse alfabeto (uma sintaxe) e todas a cadeias sígnicas assim geradas constituindo uma linguagem.
 (p. 93)


 Tentamos acessar a gramaticalidade do real por meio da atividade científica [e eu proponho aqui também, por meio da arte], que é acima de tudo indicial, ou seja, consiste na captura e análise de índices, signos, que indiretamente nos falam do real (apud Ransdell, 1979). Estes signos fazem a mediação entre o sujeito e os processos que perturbam a realidade, sendo estes registrados sob a forma de cadeias sígnicas, cadeias de diferenças que são informação, os chamados sinais. (p. 91)

(Jorge de Albuquerque Vieira, 2015. Teoria do Conhecimento e Arte.)


Padrões são manifestações de estruturas, daquilo que se repete (post anterior ).

Desenho é linguagem, e, como tal, com sintaxe e estrutura. É uma das vias possíveis de manifestação e/ou representação dessas forças atuantes da natureza. O desenho na arte comunica com nossa experiência sensível, através da qual podemos encarnar um conhecimento (aquilo que se fixa em nossas estruturas subjetivas, em nossos corpos e passa a nos constituir).


Comentários

Postagens mais visitadas